Revisão jogos Friv de Saints Row

Já se passaram nove anos desde que Saints Row IV foi lançado, colocando os 3rd Street Saints contra uma invasão alienígena que apresentava superpoderes, viagens no tempo, simulações no estilo Matrix e a destruição completa da Terra. Onde você vai depois de um jogo tão ridículo e estranho? Após um período de ausência, reiniciar a série parece um próximo passo lógico, e é exatamente isso que o desenvolvedor Friv5Online Studio fez com este novo Saints Row despojado.

Ainda não é "realista" por qualquer extensão da imaginação, mas é um pouco mais fundamentado. No entanto, você ainda não deve imaginar encontrar muitas das armadilhas modernas dos jogos Friv de mundo aberto. Por mais que Saints Row se diferencie do bombástico de suas últimas entradas, ainda se assemelha a um jogo da mesma época, levando a uma experiência que muitas vezes parece obsoleta e datada.

Na maioria das vezes, isso não é algo que você possa nivelar com a abordagem de Saints Row IV à liberdade em torno da identidade e gênero dos personagens, e isso foi transferido para o Saints Row reiniciado. O criador de personagens permite que você crie praticamente qualquer pessoa que desejar. Há uma ampla gama de opções protéticas, vários tipos de vitiligo, vários controles deslizantes para opções de corpo que eliminam a seleção binária de gênero, uma escolha de seis vozes distintas e a capacidade de fazer um rosto assimétrico, para citar apenas alguns. as opções disponíveis. Você também pode voltar para o criador do personagem a qualquer momento e mudar todo o seu visual. Isso soa como um recurso insignificante, mas nem sempre é um dado adquirido e fala com o foco de Saints Row na inclusão.

Você pode criar um personagem que o represente ou simplesmente mergulhar em algumas das opções de personalização mais excêntricas e criar uma criação com pele de metal, olhos demoníacos e cabelos ruivos brilhantes. Já existem algumas recriações bastante precisas de Shrek sendo compartilhadas, apenas para dar uma ideia de quão exaustivo é o processo.

Depois de terminar de criar seu chefe de gangue ideal, você é jogado em uma história centrada em quatro jovens amigos que dividem um apartamento sujo e cometem crimes para tentar pagar o aluguel. Saints Row adota uma postura anticapitalista e aborda algumas questões socialmente conscientes ao longo de suas primeiras horas, com personagens lamentando suas dívidas estudantis incapacitantes e falta de seguro de saúde, enquanto também dão um golpe satírico na cultura corporativa tóxica. Aludir a esses problemas torna o elenco um pouco relacionável, mas não demora muito para você construir um império do crime e descartar esses tópicos em favor de empreendimentos mais estranhos.

Enquanto o personagem principal é uma máquina de assassinato auto-descrito, o resto de seus amigos são completos e evitam cair em uma armadilha de arquétipos homicidas. O perpetuamente sem camisa Kev, por exemplo, é obcecado por comida e música, falando regularmente sobre os utensílios de cozinha que ele espera comprar quando não está ocupado tocando em uma festa. Neena, por outro lado, é uma mecânica que adora restaurar carros clássicos, mas também aprecia a arte e se interessa pela curadoria de galerias. Depois, há Eli, o estrategista e empreendedor aspiracional do grupo. Ele é avesso à violência, mas passa suas horas de folga fazendo LARP no deserto e atirando em indivíduos que pensam como você com balas de espuma.

O coração de Saints Row sempre residiu em seus personagens, e as brincadeiras dinâmicas e lúdicas entre o grupo de amigos é o ponto alto da história. Eles podem ser criminosos violentos, mas são o tipo de pessoa com quem você não se importaria de sair e fornecem um ponto brilhante em uma narrativa que de outra forma seria insatisfatória. O enredo abrangente é bastante clichê e se desenrola como seria de esperar. Também é anticlimático, pois a maioria dos problemas é resolvida com relativa facilidade, os adversários são simplesmente tratados e mais do que algumas pontas soltas permanecem sem solução. Depois que os dois jogos Friv numerados anteriores da série foram imbuídos de tanta criatividade, é decepcionante que a narrativa desta reinicialização seja tão monótona.

Embora a história toque em algumas tendências sociais modernas, a jogabilidade parece datada. Grande parte de Saints Row parece um retrocesso ao design de mundo aberto de uma década atrás. Seu tiro em terceira pessoa é adequado, mas é difícil ter uma boa noção da mira ao jogar em um controle. O retículo é sempre um pouco delicado demais, mesmo depois de mexer nas configurações de sensibilidade para tentar encontrar um ponto ideal. É algo com o qual me acostumei com o tempo, mas a melhor maneira de abordar o combate é fazer uso liberal da assistência de mira automática que trava os alvos ao mirar. Isso facilita a execução de headshots e aciona o splat satisfatório que os acompanha.

O arsenal de armas à sua disposição é bastante sem brilho, no entanto. Há a variedade usual de pistolas, SMGs e espingardas, mas há poucas razões para se desviar do rifle de assalto inicial. A imprecisão das SMGs apenas agrava a mira desajeitada do jogo, e as espingardas parecem decididamente fracas e são irritantemente lentas para disparar - um problema quando a maioria dos inimigos absorve dano. O rifle de assalto básico se destaca em qualquer situação, então rapidamente se tornou meu objetivo na maior parte do jogo, especialmente porque nenhuma das atualizações para ele era tão atraente devido à sua taxa de disparo mais lenta.

Felizmente, a adição de movimentos de habilidade caprichosos melhora bastante o combate. Ao completar missões e ganhar pontos de experiência, você sobe de nível ao longo de um caminho de progressão linear, onde cada nível desbloqueia um novo movimento de habilidade. Você pode atribuir até quatro de uma vez e utilizá-los em combate matando inimigos para acumular os pontos de fluxo necessários para ativá-los. Esses pontos são preenchidos de forma relativamente rápida, então é improvável que você fique querendo uma chance de usar uma dessas habilidades.

Por mais que Saints Row se diferencie do bombástico de suas últimas entradas, ainda se assemelha a um jogo da mesma época, levando a uma experiência que muitas vezes parece obsoleta e datada.

O primeiro que você desbloqueia permite que você pegue um inimigo e enfie uma granada em suas calças antes de jogá-los de volta para seus amigos, o que é especialmente útil para controle de multidões, além de ser divertido de fazer. Outras habilidades variam de um poderoso soco flamejante a um dispositivo antigravitacional que lança os inimigos no ar e os deixa indefesos. As armas padrão estão faltando, mas essas habilidades adicionam uma variedade muito necessária para combater que agita a rotina familiar.

Na maioria das vezes, essas habilidades também o incentivam a empurrar o ataque e misturá-lo em combate, e isso é algo que o jogo leva em seu sistema de saúde. Sua barra de saúde é dividida em partes separadas. Sua saúde será recarregada automaticamente se você não sofrer danos por alguns segundos, mas só será recarregada até o ponto de verificação mais próximo - seja um terço de sua saúde, dois terços de sua saúde e assim por diante. Para recuperar mais saúde, você precisa matar os inimigos se aproximando e executando uma execução elegante. Você só pode usar essas quedas cinematográficas uma vez antes que a habilidade precise carregar, mas as mortes recarregam o medidor muito mais rapidamente, então você é encorajado a criar caos para se curar melhor.

Não há sistema de cobertura, apenas um rolo que pode ajudá-lo a evitar o fogo da arma, então o combate é ficar na frente e ser agressivo para sobreviver. Está no seu melhor quando as coisas estão frenéticas e você está sobrecarregado por inimigos convergindo para você de todos os lados. Isso acontece com mais frequência em dificuldades mais altas, mas os checkpoints nas missões de campanha são tão implacáveis ​​que a troca não parece valer a pena.

Quando não está atirando em pessoas, a maior parte do seu tempo é gasto atrás do volante de vários veículos. Dirigir em Saints Row parece excessivamente flutuante, mas isso nunca foi um obstáculo ao meu prazer de passear pela cidade. Há um botão de desvio dedicado que permite desviar dos cantos com facilidade, e a adição de um ataque de deslizamento lateral torna o combate veicular mais emocionante. Ter que atirar e dirigir ao mesmo tempo nunca foi bom nesses tipos de jogos Friv de mundo aberto, então ser capaz de desviar carros da estrada e vê-los explodir em um incêndio ardente é uma melhoria marcante em relação ao que veio antes.

Ajuda, é claro, que a cidade fictícia de Santo Ileso seja tão atraente visualmente, misturando arranha-céus imponentes com subúrbios tranquilos e grandes extensões de deserto. Situado no sudoeste dos Estados Unidos, lembra lugares como Albuquerque e Reno, sendo distintamente seu. Você pode ver a influência da cultura mexicana em algumas de suas arquiteturas e nos belos murais que adornam certos edifícios, enquanto as luzes de néon de seus cassinos dão uma vibe mais decadente. É uma pena, então, que a cidade não produza a ação emergente que lhe daria vida. Isso remonta à sensação arcaica do jogo, onde você gasta muito do seu tempo simplesmente indo e voltando entre as missões.

Uma parte significativa da campanha de Saints Row gira em torno de vários empreendimentos criminais. Uma vez que sua startup esteja funcionando, você pode comprar esses empreendimentos para gerar mais dinheiro e expandir gradualmente seus negócios. Você começa com uma concessionária de carros antes de poder adquirir um restaurante, lavanderia, serviço de descarte de resíduos tóxicos e muito mais. Obviamente, cada um é uma fachada para atividades ilícitas, e é seu trabalho ajudar nesse lado do negócio.

Você precisa roubar food trucks cheios de drogas para o restaurante Chalupacabra, por exemplo, enquanto a concessionária de carros o encarrega de roubar veículos específicos pela cidade. Essas missões inicialmente parecem opcionais, fornecendo a você outro caminho para ganhar algum dinheiro. Em pouco tempo, no entanto, seu progresso na campanha é limitado por missões que exigem que você tenha comprado e concluído vários desses empreendimentos criminosos. Eu sempre tive várias missões disponíveis, então nunca senti que isso interrompeu meu progresso; a questão principal é que esses empreendimentos são decididamente insignificantes.

Cada um geralmente envolve dirigir de A para B com apenas pequenas variações entre eles. Às vezes você está sendo perseguido, outras vezes você tem que evitar a polícia desviando de seus grandes círculos vermelhos no mini-mapa. De qualquer forma, é muito dirigir de um ponto a outro, uma e outra vez, e não demora muito para se tornar tedioso. Alguns dos empreendimentos oferecem um pouco de variedade, como a marca de roupas que pede para você tirar fotos de diferentes materiais, ou a clínica médica onde você comete fraude de seguro ao se jogar em veículos em movimento. Este último já apareceu em toda a série antes e é o melhor do grupo; o resto são apenas sem graça.

As missões de história tradicionais adicionam mais ímpeto ao envolver-se em hijinks de filmes de ação, mas o design da missão ainda parece uma relíquia do passado. Uma missão inicial vê você atacando um comboio pulando de carro em carro para chegar à linha. Isso soa como um cenário emocionante, mas na prática, você está apenas atirando em inimigos estáticos antes de assistir a uma curta cena de seu personagem dando um salto sem problemas. Essas missões ainda são divertidas às vezes, mas sempre há essa sensação incômoda de déjà vu porque tudo parece tão familiar.

Mesmo quando sua criatividade brilha, é decepcionante no lado da jogabilidade. Um dos empreendimentos criminais que você pode comprar envolve as façanhas LARPing inspiradas em Mad Max de Eli. Essas missões são focadas em combate e se destacam porque todos estão comprometidos com a interpretação de papéis. Suas execuções anteriormente violentas agora consistem em socos falsos e estourar o peito fingindo, e seu arsenal é substituído por armas de brinquedo que disparam projéteis de espuma. Mais tarde, há um verme gigante de papelão que derruba as pessoas com seu rugido, e há uma excelente recriação da maior cena de morte da história do cinema. Eu amei tudo sobre essa linha de missões, exceto jogá-la. Apesar de todas essas mudanças, o combate é praticamente o mesmo, só que você é forçado a usar armas ruins que levam o dobro do tempo para matar pessoas. Saints Row tem muitas boas ideias, mas restringe-se por não ser suficientemente ambicioso do ponto de vista da jogabilidade.

Também vale a pena notar o jank de mundo aberto que vem com o território. Há de tudo, desde personagens que aparecem como cabeças flutuantes até NPCs presos em paredes, física de veículos quebrada e IA inimiga desmoronando a ponto de não perceberem que você está lá. Na maioria das vezes, essas são pequenas esquisitices que não prejudicam significativamente o jogo, mas também encontrei alguns problemas mais sérios. Durante uma missão, o script falhou e me deixou preso sem porta para passar, enquanto reiniciar no checkpoint mais próximo fez o jogo travar. Houve outro caso em que um veículo que tive que destruir era indestrutível e alguns outros casos em que uma missão não progredia.

Saints Row controla o absurdo em um grau bastante significativo, mas ainda consegue se entregar a algumas das ações caóticas e brincadeiras bobas pelas quais a série é conhecida. Sua história é simples e bastante previsível, mas passar um tempo com seus personagens diversificados e completos faz valer a pena ver até o fim. É uma pena que a jogabilidade não seja tão progressiva, optando por mecânicas desatualizadas e design de níveis. O combate é decente, e as missões da história são agradáveis ​​​​quando são mais exageradas, mas há muito preenchimento sem graça no meio. Reiniciar a série fazia sentido, mas de muitas maneiras, Saints Row ainda está preso no passado e lutando para viver de acordo com seu legado.

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