Loading
 

Qual será o benefício da fofoca?

5/12/2014

Rosana Brasil *

Rosana BrasilAs pessoas se esquecem de seus erros ou devaneios com certa rapidez, especialmente depois de confessa-los a um amigo. Ressaltamos que o ouvinte geralmente não esquece as confidências do amigo. Curioso é a crença absurda que alguns indivíduos têm de poder dar continuidade ao assunto com outro indivíduo. Porem, este hábito de comentar detalhes da vida alheia, que para alguns parece ser inofensivo, pode levar a grandes dessabores e até mesmo a rupturas entre amigos, vizinhos e familiares.

Este hábito peculiar de colher e de divulgar detalhes da vida alheia que o outro gostaria que fossem ignorados ou esquecida, e com certeza que não fossem divulgados, é mais conhecido como “fofoca ou mexerico”. Algumas pessoas afirmam ter a palavra brasileira “fofoca” surgido de um dialeto africano chamado banto. A fofoca prolífera em círculos pequenos, como pequenas cidades ou em cerimônias como batismos, casamentos e funerais. O fofoqueiro acha que é uma fonte importante de conhecimento, falando muitas vezes das falhas e momentos vergonhosos de outras pessoas, sem a autorização das pessoas em questão. Também é considerada fofoca quando uma pessoa não tem intenção de prejudicar outra, mas fala dela sem o seu consentimento.

Revendo fontes históricas, observa-se que vários fatos relacionados com escândalos e fofocas, fazem parte da história da humanidade. Habilmente, muitos buscavam informações da vida de outros indivíduos, com o objetivo de dominar, desmoralizar, conquistar, vencer. Assim, a fofoca passou a fazer parte da história, por ter sido utilizada como estratégia política, para desmoralizar monarcas, desestabilizar governos e na obtenção de favores dos mais influentes.

Nietzche afirmava que “são poucos os indivíduos que não revelam os segredos mais importantes de um amigo. São poucos os indivíduos que sabem da importância de manter em sigilo o teor de conversas descontraídas travadas com amigos”. Muitos com frequência esquecem que somos donos do que calamos e seremos sempre escravos do que dizemos. Por isso mesmo devemos ser extremamente cuidadosos com o que contamos e a quem contamos, pois uma informação que para nos já não é relevante poderá ressurgir no momento menos oportuno.

Vejamos a caso de Redondinha, sobrinha da esposa do governador e político muito influente da pacata cidade de Bole-Bole. Durante uma conversa informal com a sobrinha, Dona Formosa, a esposa do governador, disse que estava triste e pensando em separar do esposo. Redondinha, a sobrinha amada, criativamente achou por bem divulgar a notícia da separação da tia, inicialmente entre familiares e depois entre amigos. Rapidamente, o assunto chegou aos ouvidos do senhor governador que muito aborrecido veio pedir satisfação à sua esposa. Dona Formosa, por conseguinte foi pedir satisfação à Redondinha. Redondinha prontamente tudo negou, deixando Dona Formosa em maus lençóis com o governador de Bole-Bole.

Destarte, é preciso ter cuidado com as pessoas que assumem o papel de amigos e de consoladores, com o objetivo único de colher informações, pois a fofoca ainda é uma arma poderosa para derrubar governos e até mesmo os mais ingênuo membro de uma família.

* Rosana Brasil é terapeuta de casais e de família, com consultório no Canadá. Ela escreve artigos sobre relacionamento de casais e de família sempre procurando melhorar a compreensão de aspectos da vida das pessoas. rmpbrasil@yahoo.ca

 

ADVERTISING

 

Comente a Notícia


Os comentários são de total responsabilidade dos autores, e não representam a opinião do AcheiUSA.
Authors are integrally responsible for their comments, and those do not represent AcheiUSA’s opinion.


 

Bella Smile Dentistry
ADVERTISING
O AcheiUSA

Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português, distribuído gratuitamente por mais de 400 lojas e escritórios brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo sul da Flórida, nos Estados Unidos. Com notícias locais, cultura, imigração, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.

Fale Conosco

AcheiUSA Newspaper
816 SE 9th Street Ste. E
Deerfield Beach, FL 33441
United States of America
Fone: 954-570-7568 / 954-570-7540
Fax: 954-419-9717

Formulário Online

Para Anunciar

Envie um email ou
preencha o formulário online
e solicite o seu Media Kit.

Para anúncios grátis clique aqui.

©  Todos direitos reservados a AcheiUSA Newspaper. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito
ou redistribuído sem autorização.
©  All rights reserved. This material can not be published, broadcasted or redistributed without authorization.
Acheiusa is not responsible for the opinions expressed by its contributing writers, neither for the content of the advertised material on it.
Signed articles do not represent the opinion of the newspaper.

WARNING: Our free classified ads section is not a public space. It is the property of Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp., who reserves the right to refuse or remove any free ad without previous or further notice to the advertiser. We track the origin of the ads, and those responsible for frauds may be prosecuted. Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp. is not responsible for the contents of the ads, which are full responsibility of the advertisers.
AVISO: A seção de classificados gratuitos não é um espaço público. É propriedade de Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp., que se reserva o direito de recusar ou retirar anúncios gratuitos de qualquer espécie, sem necessidade de aviso prévio ou justificativa para o anunciante. Os anúncios são rastreados em sua origem e os autores estão sujeitos às leis americanas nos casos de fraude ou transgressão. Brazilian Classified Ads - DBA AcheiUSA Newspaper Corp. não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios, que é de inteira responsabilidade dos anunciantes.